“El Prat, contra a violência no desporto”, esta é a mensagem clara e contundente que a Câmara Municipal quer transmitir à sociedade face aos violentos incidentes ocorridos no passado dia 27 de Janeiro, no final do jogo entre as camadas jovens de Terlenka e o Col. ·Legi Sagrat Cor de Sarrià em Barcelona onde um jogador da equipe adversária foi agredido.
Diante da grande repercussão social, bem como da divulgação das notícias, a equipe dirigente do conselho assumiu uma posição conclusiva contra a violência no esporte, com tolerância zero para agressões físicas ou verbais.
Todos os jogos deste fim de semana serão à porta fechada
Por tudo isto, da Secção Municipal de Actividade Física e Desporto foi aberto um ficheiro informativo para abordar este caso e tomar medidas para evitar a repetição de situações como estas no futuro. Após análise dos factos e das medidas tomadas pela Federação Catalã de Futebol de três jogos à porta fechada e oito jogos de sanção ao jogador que participou na agressão, bem como as tomadas por Terlenka com o objetivo de sensibilizar os atletas, os seus familiares e cidadãos em geral à necessidade de erradicar a violência no desporto, a Câmara Municipal decidiu o seguinte:
-Decretar, em acordo com o Club Barcelonista Terlenka, o encerramento do Campo Municipal de Futebol CEM Estruch ao público para todos os jogos de futebol agendados para sábado, 24 e domingo, 25 de fevereiro.
-Fortalecer programas e campanhas de Esportes e Valores para uma prática esportiva saudável e tranquila em colaboração com organizações esportivas.
-Elaborar um regulamento municipal para reforçar as ferramentas à disposição da Câmara Municipal para atuar perante a violência no desporto, combater a desigualdade de género, o racismo, a xenofobia e a LGBTIfobia.
Além disso, tudo isto será complementado pelas palestras que os Mossos já dão nestes dias a todos os jovens de Terlenka e às suas famílias.
O objetivo claro traçado pela Câmara Municipal é garantir que o desporto continue a ser uma espinha dorsal da cidade, reforçando valores positivos, o seu contributo para o bem-estar das pessoas, o estabelecimento de laços sociais e a geração de modelos sociais de valores positivos de cidadania, integração e coesão social.